Campeã Estadual do 15° Campeonato de Bandas e Fanfarras da AGB - 2011 Cat: Banda Musical juvenil

Campeã Estadual do 15° Campeonato de Bandas e Fanfarras da AGB - 2011 Cat: Banda Musical juvenil
HISTÓRICO DA BANDA MUNICIPAL DE CIDREIRA


Fundada em 1990, a Banda Municipal de Cidreira foi criada com o objetivo de oferecer aos jovens das escolas públicas de Cidreira uma opção de acesso a arte em turno inverso ao da Escola, sendo a Banda pioneira no litoral norte gaúcho.

Tendo como primeiro Instrutor o aluno Rudinei Medina. Com a vinda dos instrumentos de sopro, assume como Regente o Professor Igídio Edvar Nascimento Silveira.

No decorrer dos anos, o grupo conquistou um nível aprimorado de técnica instrumental e de repertório, onde foi manchete em jornais como Zero Hora, Correio do Povo e Tele Domingo.

Trajetória esta que adquiriu o respeito da comunidade, sendo um dos principais projetos em nível cultural apresentados pela prefeitura Municipal de Cidreira. Desde a sua formação a Banda esteve representando a cidade em vários eventos da região litorânea e festas tradicionais do estado do Rio Grande do Sul, além de já ter se apresentado no Paraná e Rio de Janeiro.

Em 2006, a Banda Municipal de Cidreira teve sua maior perda, o falecimento do Regente que deu forma a Banda e que para muitos era mais que isso e sim um pai. Sendo que os componentes da Banda Municipal e a comunidade Cidreirense sentem-se até hoje muito honrados por ter recebido os ensinamentos deste Grande Maestro. A Banda Municipal continuou com as suas atividades, e no ano de 2009, encerrou as atividades devido á problemas internos.

Em 2010, a Secretaria de Educação e Cultura e a Banda Municipal, iniciaram o projeto “OFICINA DE MÚSICA IGÍDIO EDVAR NASCIMENTO SILVEIRA” que é responsável por aulas de teoria musical, instrumentos de sopro (trompete, trombone, bombardino e tuba), instrumentos de palheta (saxofone alto, saxofone tenor e clarinete), cordas e flauta-doce para jovens de todas as escolas de Cidreira gratuitamente.

No final do mesmo ano a Banda Municipal participou pela primeira vez do 14º Campeonato Estadual de Bandas da Associação Gaúcha de Bandas AGB, e foi premiada como Vice-Campeã Estadual na categoria Bandas de Concerto Infanto-Juvenil.

Em 2011 obteve o 3º lugar na 1ª Mostra Cultural do IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul com o trabalho intitulado: A influência da Educação Musical na formação educativa dos jovens; competindo com mais de 130 projetos inscritos. No mesmo ano conquistou o título de Campeã Estadual da AGB na categoria: Banda Musical Juvenil, algo inédito para o Município.

Este projeto tem como responsáveis a Secretária de Educação e Cultura Mercedes Giroleti de Paula, o Diretor e Regente da Banda, Professor Marcos Cardoso Purin (Graduado em Música pela Universidade Metodista do Sul - IPA), Rosângela Jorge Lopes Coordenadora, auxiliado pelos instrutores Everton Leandro Flôres Jardim (Metais), João Lucas Soares da Silva (Palhetas), Giancarlo Botello Correa (Percussão) e do grupo de mães que sempre apóiam nossa Banda Municipal. Realizando o grandioso trabalho de manter viva a história desta Banda tão tradicional e do nosso querido Mestre Igídio Edvar Nascimento Silveira (in memorian).

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Carazinho sediará um dos maiores Campeonatos de Bandas e Fanfarras do Brasil

19.11.2010 - Geral


Carazinho sediará um dos maiores Campeonatos de Bandas e Fanfarras do Brasil

Banda Musical Ex Alunos La Salle no 7 de Setembro 2010

Já estão confirmadas 60 bandas de vários estados do Brasil para os dois dias de festa em Carazinho. É a retomada de um evento que já foi tradicional no município, e assim como foi a volta da Seara da Canção em setembro deste ano, será mais um evento para abrilhantar a cidade e lembrar que este povo também respira cultura.

Carazinho já está em clima de festa. É que nos dias 27 e 28 (sábado e domingo) de novembro, na Praça Albino Hillebrand, no centro de Carazinho, dás 9h às 22h, vai acontecer a volta dos Campeonatos de Bandas e Fanfarras, evento que já foi tradicional no município.

O evento contará com belas apresentações, desfiles de bandas, corporações que além do corpo musical se apresentarão com corpo coreográfico, baliza e mor. De acordo com o coordenador do evento, o presidente da Banda Ex Alunos La Salle, Hermenegildo Linck da Cruz, estão confirmadas 60 bandas de vários estados do Brasil, como Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Serão três campeonatos em dois dias: 14º Campeonato Estadual, 10º Sul-Brasileiro de Bandas e Fanfarras (tradicional em Carazinho) e pela primeira vez será realizado um campeonato de nível nacional no Rio Grande do Sul: 18º Campeonato de Fanfarras da CNBF - Confederação Nacional Brasileira de Bandas e Fanfarras.

Para o coordenador do evento a espera é de que a comunidade prestigie o espetáculo que esta de volta após 4 anos. "Em razão da qualidade e do alto nível das bandas que se apresentarão em Carazinho, pois são as melhores em suas categorias em cada estado. Sendo que o público será privilegiado com um espetáculo de alta grandeza e beleza", garante Hermenegildo, salientando ainda que o público poderá usufruir de arquibancadas que serão montadas em frente a Praça central já na sexta-feira (26). Para vir a Carazinho um espetáculo de tamanha importância, diz ainda que é por Carazinho ser uma cidade de muito prestigio e de um povo hospitaleiro. "Graças ao embelezamento da nossa cidade, da praça central, e a infra-estrutura oferecida é que conseguimos trazer todos esses eventos para que, não apenas a comunidade carazinhense como também toda região possa participar junto de um evento

Representando Carazinho e região, a Banda Musical Ex Alunos La Salle se apresentará às 11 horas de domingo. "Para isso a banda vem se preparando com bastante afinco, para disputar em nível com os outros participantes", conta o presidente da Banda.

A volta do Campeonato de Bandas e Fanfarras do Brasil, segundo Hermenegildo "foi graças ao apoio decisivo do prefeito Aylton Magalhães, tendo como principal patrocinador a Prefeitura e a Eletrocar, contando ainda com o apoio do Condicacar".

O prefeito Aylton disse que revitalizar o Festival de Bandas é valorizar a cultura e trazer algo que incentiva os Jovens e agrada os adultos de bom gosto. "Trazer de volta esta festa é dar valor ao trabalho do voluntarioso Hermenegildo Linck da Cruz, verdadeiro mantenedor da Banda Ex-Alunos do La Salle", comentou o prefeito.

Fernanda Schena - Assessora de Imprensa


Fonte: http://www.carazinho.rs.gov.br/web/index.php?menu=imprensa&sub=news&id=1641

Nenhum comentário:

Postar um comentário