Campeã Estadual do 15° Campeonato de Bandas e Fanfarras da AGB - 2011 Cat: Banda Musical juvenil

Campeã Estadual do 15° Campeonato de Bandas e Fanfarras da AGB - 2011 Cat: Banda Musical juvenil
HISTÓRICO DA BANDA MUNICIPAL DE CIDREIRA


Fundada em 1990, a Banda Municipal de Cidreira foi criada com o objetivo de oferecer aos jovens das escolas públicas de Cidreira uma opção de acesso a arte em turno inverso ao da Escola, sendo a Banda pioneira no litoral norte gaúcho.

Tendo como primeiro Instrutor o aluno Rudinei Medina. Com a vinda dos instrumentos de sopro, assume como Regente o Professor Igídio Edvar Nascimento Silveira.

No decorrer dos anos, o grupo conquistou um nível aprimorado de técnica instrumental e de repertório, onde foi manchete em jornais como Zero Hora, Correio do Povo e Tele Domingo.

Trajetória esta que adquiriu o respeito da comunidade, sendo um dos principais projetos em nível cultural apresentados pela prefeitura Municipal de Cidreira. Desde a sua formação a Banda esteve representando a cidade em vários eventos da região litorânea e festas tradicionais do estado do Rio Grande do Sul, além de já ter se apresentado no Paraná e Rio de Janeiro.

Em 2006, a Banda Municipal de Cidreira teve sua maior perda, o falecimento do Regente que deu forma a Banda e que para muitos era mais que isso e sim um pai. Sendo que os componentes da Banda Municipal e a comunidade Cidreirense sentem-se até hoje muito honrados por ter recebido os ensinamentos deste Grande Maestro. A Banda Municipal continuou com as suas atividades, e no ano de 2009, encerrou as atividades devido á problemas internos.

Em 2010, a Secretaria de Educação e Cultura e a Banda Municipal, iniciaram o projeto “OFICINA DE MÚSICA IGÍDIO EDVAR NASCIMENTO SILVEIRA” que é responsável por aulas de teoria musical, instrumentos de sopro (trompete, trombone, bombardino e tuba), instrumentos de palheta (saxofone alto, saxofone tenor e clarinete), cordas e flauta-doce para jovens de todas as escolas de Cidreira gratuitamente.

No final do mesmo ano a Banda Municipal participou pela primeira vez do 14º Campeonato Estadual de Bandas da Associação Gaúcha de Bandas AGB, e foi premiada como Vice-Campeã Estadual na categoria Bandas de Concerto Infanto-Juvenil.

Em 2011 obteve o 3º lugar na 1ª Mostra Cultural do IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul com o trabalho intitulado: A influência da Educação Musical na formação educativa dos jovens; competindo com mais de 130 projetos inscritos. No mesmo ano conquistou o título de Campeã Estadual da AGB na categoria: Banda Musical Juvenil, algo inédito para o Município.

Este projeto tem como responsáveis a Secretária de Educação e Cultura Mercedes Giroleti de Paula, o Diretor e Regente da Banda, Professor Marcos Cardoso Purin (Graduado em Música pela Universidade Metodista do Sul - IPA), Rosângela Jorge Lopes Coordenadora, auxiliado pelos instrutores Everton Leandro Flôres Jardim (Metais), João Lucas Soares da Silva (Palhetas), Giancarlo Botello Correa (Percussão) e do grupo de mães que sempre apóiam nossa Banda Municipal. Realizando o grandioso trabalho de manter viva a história desta Banda tão tradicional e do nosso querido Mestre Igídio Edvar Nascimento Silveira (in memorian).

quinta-feira, 22 de julho de 2010

NOSSAS INSTALAÇÕES

Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário